Porque vale a pena

Aqui está o programa eleitoral do Bloco de Esquerda, para cumprir entre 2019 e 2023. Mostra o que queremos e o nosso compromisso com o povo. Indica as nossas prioridades. É por aqui que vamos.

Mantemos a persistência com que temos aprendido e feito a diferença, em particular nos últimos quatro anos, quando a influência do Bloco cresceu e fomos capazes de impedir a continuação do governo PSD-CDS que estava empenhado em empobrecer Portugal. Foi com esta força que apoiámos as lutas sociais dos trabalhadores e trabalhadoras, que conseguimos mais salário e melhores pensões, mais emprego e um início de caminho de legislação contra a precariedade. Foi assim que defendemos os de baixo, quem é explorado e quem paga os impostos sobre o trabalho, foi assim que conseguirmos passes sociais mais baratos, livros escolares gratuitos ou a tarifa social na eletricidade para tanta gente. Foi assim que revelámos quem foram os banqueiros e os seus amigos que saquearam os bancos e exigiram que o povo pagasse a conta, e os governantes que os ajudaram ou fecharam os olhos. Foi assim que cresceu este Bloco que é a esquerda de confiança.

O Bloco de Esquerda foi e é segurança contra a corrupção, foi e é segurança pelo salário e pelas pensões, foi e é segurança pelo Serviço Nacional de Saúde, foi e é segurança na defesa da escola pública. O Bloco continuará a ser o que sempre foi: uma esquerda determinada, empenhada em todos os diálogos de que resultem compromissos que protejam quem trabalha, exigindo ações concretas que enfrentem as dificuldades e não lhes virem a cara. Em 2019 tem que começar um tempo de medidas estruturais para aumentar o investimento público, criar emprego qualificado, multiplicar as capacidades dos hospitais e centros de saúde do serviço público, recuperar os direitos laborais, organizar a transição energética na vida das cidades e nos sistemas produtivos e de consumo.

O Bloco de Esquerda é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta.

É para conseguir essas medidas estruturais que, nas eleições de 2019, o Bloco é a garantia contra a maioria absoluta, que faria o nosso país voltar ao passado da arrogância governamental de que nos lembramos bem. Com maiorias absolutas, os bancos criaram o buraco que agora foi pago com 23.800 milhões de euros dos contribuintes. Com maiorias absolutas, instalaram-se gestões privadas em hospitais públicos. Com maiorias absolutas, nunca se soube como eram nomeados os administradores bancários e os favores que faziam. A maioria absoluta é o pântano onde a corrupção se esconde, os abusos fiscais se multiplicam, as cumplicidades se instalam e a democracia é atrofiada.

O Bloco de Esquerda é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta.

É o voto que garante a força do salário e da pensão e os direitos dos homens e mulheres que vivem do seu trabalho.

É o voto da gente que vai, mangas arregaçadas, responder ao tanto que é preciso fazer.

Participa
Quero receber as notícias do Bloco:
no whatsapp
no email
Ao recolher os teus dados para a sua lista de divulgação, o Bloco de Esquerda assegura a confidencialidade e a segurança dos mesmos, em cumprimento do RGPD, garante que nunca serão transmitidos a terceiros e apenas serão mantidos enquanto desejares, podendo solicitar-se alteração ou cancelamento através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Programa eleitoral
2019-2023
  • R. da Palma, 268
    1100-394 Lisboa, Portugal

  • E | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    T | (+351) 213 510 510

segue-nos