Este é o programa do Bloco de Esquerda para o mandato parlamentar de 2019-2023.

Este programa assegura a continuidade do combate à austeridade, empenhando-se no combate às desigualdades numa economia para toda a gente, estabelecendo as condições para a revolução energética no combate às alterações climáticas, defendendo quem vive do seu trabalho e da sua pensão.

Este programa propõe:

  • construção de cem mil casas para arrendar a partir de 150 euros

  • centros das cidades sem carros e relançamento do transporte coletivo de qualidade

  • reposição dos direitos laborais contra a precariedade e os despedimentos

  • subida do salário mínimo

  • aumento do investimento público para o patamar mínimo de dez mil milhões de euros por ano, nomeadamente para a saúde, educação e transição energética

  • fim da gestão privada dos hospitais públicos e investimento adequado na saúde acessível a toda a gente

  • criação de cem mil novos postos de trabalho qualificados na recuperação dos serviços públicos, na transição energética e na reconversão industrial

  • transição energética para atingir a neutralidade carbónica até 2030. Este programa prevê as formas de financiar este esforço, por via de uma gestão das contas públicas ao serviço de quem vive e trabalha em Portugal, do imposto sobre as fortunas, da reforma fiscal, do fim de benefícios fiscais injustificados, da reestruturação da dívida e da recuperação dos bens públicos

Este programa prevê as formas de financiar este esforço, por via de uma gestão das contas públicas ao serviço de quem vive e trabalha em Portugal, do imposto sobre as fortunas, da reforma fiscal, do fim de benefícios fiscais injustificados, da reestruturação da dívida e da recuperação dos bens públicos.

Este programa protege os direitos de quem trabalha, a igualdade entre mulheres e homens, o respeito pela vida independente das pessoas com deficiência, garante os direitos LGBT+ e o acolhimento de pessoas imigrantes e refugiadas e faz frente ao racismo, à xenofobia. Promove um serviço nacional de justiça e o combate à corrupção.

Com este programa e com a sua candidatura, o Bloco apresenta uma esquerda forte e determinada em não perder tempo. Democratizar a economia para vivermos sem medo, proteger o emprego, criar habitação acessível, salvar o Serviço Nacional de Saúde, garantir o respeito e contrariar os preconceitos, é assim que a esquerda se apresenta, garantindo aos seus eleitores e eleitoras o seu empenho em formar uma maioria comprometida com a democracia e uma política socialista ao serviço de quem está mais desprotegido.

Participa
Quero receber as notícias do Bloco:
no whatsapp
no email
Ao recolher os teus dados para a sua lista de divulgação, o Bloco de Esquerda assegura a confidencialidade e a segurança dos mesmos, em cumprimento do RGPD, garante que nunca serão transmitidos a terceiros e apenas serão mantidos enquanto desejares, podendo solicitar-se alteração ou cancelamento através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Programa eleitoral
2019-2023
  • R. da Palma, 268
    1100-394 Lisboa, Portugal

  • E | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    T | (+351) 213 510 510

segue-nos