Criação do comercializador municipal de energia

1.13 Criação do comercializador municipal de energia

O problema:

O retalho de eletricidade é um oligopólio que atrasa a transformação dos hábitos de consumo e a democratização do acesso à energia. O mercado liberalizado de comercialização de energia, apesar de introduzido há mais de uma década, continua dominado pela EDP, com uma quota de 80%. A empresa detém ainda o monopólio no mercado regulado (mais de um milhão de consumidores maioritariamente domésticos).

O Bloco propõe:

Criação da figura do comercializador municipal, que permita a empresas municipais comercializadoras introduzir novos critérios sociais e altos padrões de respeito pelos consumidores e consumidoras. Os municípios ganham um instrumento de política energética local, podendo assegurar receitas relevantes. A criação do comercializador municipal tem um impacto diminuto na despesa das autarquias, uma vez que muitas já desenvolvem atividades semelhantes (por exemplo na faturação da água) e detêm infraestruturas de atendimento.
Participa
Quero receber as notícias do Bloco:
no whatsapp
no email
Ao recolher os teus dados para a sua lista de divulgação, o Bloco de Esquerda assegura a confidencialidade e a segurança dos mesmos, em cumprimento do RGPD, garante que nunca serão transmitidos a terceiros e apenas serão mantidos enquanto desejares, podendo solicitar-se alteração ou cancelamento através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Programa eleitoral
2019-2023
  • R. da Palma, 268
    1100-394 Lisboa, Portugal

  • E | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    T | (+351) 213 510 510

segue-nos