O desporto como motor de inclusão social

3.6 O desporto como motor de inclusão social

O direito à atividade desportiva consta da Constituição da República Portuguesa e, por isso, apresenta-se como um dos pilares das obrigações do Estado para com os cidadãos e cidadãs. O desporto é um instrumento de inclusão social e só pode ser olhado como um serviço que o Estado, através de vertentes diferentes, deve proporcionar a todas as pessoas, independentemente da sua idade, condição social, territorial, económica.

Durante a presente legislatura, o Bloco de Esquerda teve um papel fulcral num conjunto de alterações legislativas na área do desporto. Lançámos uma discussão sobre a nota de Educação Física como parte integrante da média do Ensino Secundário. O legado das políticas da direita e, em concreto, do antigo ministro Nuno Crato, resumia a escola às disciplinas de Português e Matemática, relegando a Educação Física e, em geral, todas as expressões, para terceiro plano. Vencemos essa batalha, mas há ainda muito por fazer na relação do desporto com a Educação Pública. No âmbito olímpico e paralímpico, defendemos a equiparação das bolsas dos atletas paralímpicos com a dos atletas olímpicos; precisamos, numa nova fase da política desportiva, dar um passo em frente e aumentar o valor deste apoio dado pelo Estado. No que toca ao combate à violência no Desporto, vemos como essencial uma maior fiscalização dos grupos organizados de adeptos e, também, da relação destes grupos com os respetivos clubes desportivos, garantindo mais transparência entre estas entidades e o Estado e mais segurança nos eventos desportivos.

O Bloco propõe:

• Valorização do desporto escolar, através do aumento das verbas nacionais e mais apoios para os professores e professoras responsáveis pelo programa;
  • Reforço do papel da disciplina de Educação Física e dos seus docentes, por um lado, através da inclusão da Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto e da Sociedade Portuguesa de Educação Física no Conselho Nacional do Desporto, por outro lado, com a aquisição de equipamento novo para as Escolas;
  • Combate à violência no desporto, apostando numa maior fiscalização por parte das entidades competentes ao fenómeno dos grupos organizados de adeptos e reforçando, para isso, o Instituto Português do Desporto e da Juventude;
  • Aumento das bolsas para atletas olímpicos e paralímpicos.
Participa
Quero receber as notícias do Bloco:
no whatsapp
no email
Ao recolher os teus dados para a sua lista de divulgação, o Bloco de Esquerda assegura a confidencialidade e a segurança dos mesmos, em cumprimento do RGPD, garante que nunca serão transmitidos a terceiros e apenas serão mantidos enquanto desejares, podendo solicitar-se alteração ou cancelamento através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Programa eleitoral
2019-2023